As eleições para Conselheiro Tutelar são realizadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Alto Araguaia.
São cinco vagas para titulares e cinco para suplentes. A candidatura é individual, sendo vedada a formação de chapas. Os candidatos devem ter concluído o ensino médio, residir no município há pelo menos três anos, ter experiência de no mínimo dois anos no atendimento a criança e ao adolescente.
Os candidatos habilitados ao pleito eleitoral, fizeram prova de conhecimentos específicos e de informática. Foram classificados 11 candidatos para as cinco vagas disponíveis. Assim o eleitor poderá analisar as propostas e escolher o candidato que receberá o seu voto!!
A eleição está marcada para o dia primeiro de outubro de 2023, das 8h às 17h, na Escola Municipal José Inácio Fraga. Os eleitores devem apresentar o título de eleitor e um documento oficial com foto. Não deixe de exercer sua cidadania, escolha o seu candidato!
Compete ao Conselheiro Tutelar atender queixas, reclamações, reivindicações e solicitações feitas pelas crianças, adolescentes, famílias, comunidades e cidadãos; Exercer as funções de escutar, orientar, aconselhar, encaminhar e acompanhar os casos; Aplicar as medidas protetivas pertinentes a cada caso; Fazer requisições de serviços necessários à efetivação do atendimento adequado de cada caso; Contribuir para o planejamento e a formulação de políticas e planos municipais de atendimento à criança, ao adolescente e às suas famílias.
Os conselheiros tutelares exercerão suas atividades em regime de dedicação exclusiva, com jornada de 40 horas semanais, fazendo jus a uma remuneração de R$ 2.668,00. A posse está prevista para 10 de janeiro de 2024.
Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) pelo telefone (66) 3481-1155.